Pesquisar neste blogue

Gripe


A gripe é uma doença contagiosa resultante da infecção pelo vírus influenza, pertencente à família Orthomyxoviridae. Este vírus infecta o tracto respiratório superior (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos). 

 
Tipos de Vírus Influenza

Vírus
Hospedeiro
Doença
Influenza A
Homem e animais (aves, mamíferos, etc.)
 Surge associado a pandemias e epidemias graves.
Influenza B
Homem (principal hospedeiro)
Surge associado a epidemias pouco graves.
Influenza C
Homem (único hospedeiro)
Ligeira ou infecção assintomática (os sintomas são geralmente ligeiros ou inexistentes).

Destes 3 tipos de vírus, os mais graves são os tipos A e B pois estão em constante mudança, com novas mutações aparecendo regularmente, enquanto que o virus tipo C é um virus claramente estável.


Transmissão


O vírus influenza (vírus da gripe) é transmitido facilmente através das gotículas emitidas com tosse ou espirros, penetrando no organismo através da sua inalação pelo nariz ou garganta. Ao entrarem no organismo, replicam-se nas células saudáveis, o que leva à destruição destas. É frequente a proliferação bacteriana nas membranas das mucosas danificadas pela infecção do vírus influenza, que provocam infecções secundárias como pneumonia, sinusite, faringite, otite ou bronquite.


Sinais e Sintomas


A gripe sazonal, causada pelo vírus influenza, é muitas vezes confundida com a constipação devido a terem sintomas e sinais idênticos, embora as suas características clínicas sejam diferentes.
Os principais sintomas provocados pelo vírus da gripe são febre elevada, cansaço, fraqueza, arrepios, dor de cabeça, dor muscular, dor articular, faringite, obstrução nasal, rinorreia e tosse seca. A gripe sem complicações resolve-se ao fim de cerca de 5 dias e a maioria dos doentes recupera entre 1 a 2 semanas.
Além da gripe sazonal, existem ainda outros tipos de gripe resultantes da mutação dos vírus influenza do tipo A, B e C, como é o caso da gripe A (H1N1) e da gripe das aves (H5N1). 



Tratamento

Habitualmente, a gripe sazonal é tratada com medicamentos, como analgésicos, antipiréticos, descongestionantes nasais. Estes medicamentos aliviam os sintomas mas não combatem o vírus, que é a causa da doença. Nestes casos, os antibióticos são ineficazes contra a infecção viral, uma vez que actuam apenas contra as bactérias e não contra os vírus. No entanto, os antibióticos podem ser necessários para tratar algumas complicações resultantes da gripe, nomeadamente infecções graves como a pneumonia.


Prevenção

A principal medida de prevenção é a vacinação, que deverá ser repetida anualmente, nos grupos de risco (idosos, crianças e doentes crónicos). A prevenção é recomendada pelos médicos nestes grupos, pois como o vírus influenza (especialmente o tipo A e B) está em constante mutação, não permite que o organismo adquira resistência a infecções causadas pelos recentes tipos de vírus. Assim, a vacinação é útil pois a cada ano a vacina varia de acordo com o tipo de vírus mais presente na época.





Bibliografia: